Dicas e cuidados para a hora de contratar uma Diarista

Contratar uma diarista é algo que requer cuidado, pois caso o serviço seja mal feito ou fiquem pendências legais, vai dar muita dor de cabeça depois. Então siga essas dicas na hora de escolher um pedreiro e garanta que sua obra fique impecável:

Procure indicações, referências ou opiniões de empregadores anteriores

A maneira mais fácil de descobrir a qualidade do trabalho da diarista e se ele entrega o prometido cumprindo os prazos é por meio da opinião de terceiros. Pergunte para amigos ou familiares se têm algum pedreiro de confiança para indicar e tente ver alguma das obras que ele tenha feito. No caso de reformas, dá pra ver inclusive se ele teve cuidado com o resto do ambiente. Na entrevista, pergunte há quanto tempo ele já trabalha na área e se já teve problemas trabalhistas.

Peça um orçamento e combine como serão os pagamentos

contratar diarista

O orçamento deve incluir não só a mão de obra e um prazo estimado, mas também quanto material será usado na obra. Caso tenha dúvidas quanto ao material, faça orçamentos com outros pedreiros para ver se as quantidades batem ou vá até uma loja de construção e pergunte para os lojistas, tendo claramente as proporções da obra. Além disso, certifique-se que ele usará material de primeira linha, pois o material de segunda qualidade tende a dar problemas e será necessário gastar mais com uma segunda reforma depois. Quanto aos pagamentos, combine que seja calculado por metro quadrado, evitando que o valor final mude. O pagamento deverá ser feito no final da obra ou semanalmente, mas nunca adiantado.

Verifique como ele e sua equipe trabalham

Conheça a equipe e como eles se portam no trabalho. A boa equipe é organizada, sem deixar limpezas pendentes para o dia seguinte e utiliza equipamentos de segurança, como botinas, capacetes, óculos de proteção, protetores para ouvidos e luvas. Isso diminui as chances de algum acidente de trabalho resultar em processos e danos à integridade física do trabalhador.

Formalize com contratos e carteira assinada

A carteira assinada é uma maneira de evitar processos posteriores alegando falta de pagamento do INSS, férias, FGTS e outros direitos do trabalhador. Faça um contrato formal autenticado que inclua os valores, condições e prazos, de modo que fiquem claras as responsabilidades das duas partes e o que deverá ser entregue e sempre emita recibos de pagamentos. Mesmo com um contrato inicial, é ideal que se faça um contrato de conclusão, que além do final do vínculo empregatício, indica que a diarista se responsabiliza por eventuais problemas na obra, como uma garantia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *