Como deixar sua casa sem fungos

Colônias de fungos podem facilmente se formar em paredes, armários e tecidos quando as condições do ambiente forem favoráveis para sua proliferação. Porém, não temos como deixar de produzir vapor d’água, uma vez que atividades como tomar banho, cozinhar e até respirar liberam vapor no ar, e uma umidade adequada no ar é boa para a saúde. O problema existe quando essa umidade é excessiva e em ambientes fechados e pouco ventilados, porque os fungos são nocivos para a saúde em níveis muito além de alergias e irritações nos olhos e na pele. Para não deixar que os fungos tomem a sua casa, aqui estão algumas dicas para eliminá-los e evitar que voltem.

bico

Primeiro, vamos falar de como eliminar fungos que já estão instalados nos lugares mais comuns dentro de casa. Antes de começar a limpeza, certifique-se de ter o material necessário para que ela seja eficaz e não possa causar malefícios para quem limpa: você pode encontrar um bico de eletricista, ou use luvas de borracha e máscara para evitar contato ou aspiração dos esporos dos fungos. Prepare o material que será utilizado para tirar os fungos das superfícies: escovas duras, esponjas, detergentes sem amoníaco, produtos de limpeza com cloro e vinagre. Atencão redobrada: o detergente não deve conter amoníaco porque se misturado com o cloro produz uma mistura extremamente tóxica. Comece com o detergente até eliminar as manchas de fungos e siga para o cloro. Após a limpeza da área, lave partes do corpo que ficaram expostas com água abundante e deixe a área isolada por 24 horas, que é o tempo que os fungos levam para desaparecerem por completo. No dia seguinte, passe o vinagre para completar a limpeza.

Para evitar que os fungos apareçam ou garantir que eles não voltem, é importante entender de onde eles vieram. Analise a parte exterior da casa para buscar por infiltrações, e se encontrar alguma, repare-as o mais prontamente possível. Caso não encontre nada, é por conta da umidade interna, que pode ser controlada com três principais dicas: abra as janelas por pelo menos 30 minutos por dia, principalmente quando for tomar banho ou cozinhar; deixe de usar umificadores de ar, a menos que sejam extremamente necessários por algum motivo, mas saiba que se sua casa está adequada para o surgimento de fungos, o ar provavelmente já tem bons níveis de umidade relativa; e para armários (especialmente os de banheiro), gavetas, baús e outros tipos de móveis que são fechados, coloque saquinhos de gel de silica ou antimofos que podem ser comprados em mercados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *