Astronauta recordista

Muitas pessoas alimentam a ilusão de um dia conhecer o planeta Terra pelo lado de fora. Hoje, uma viagem como esta é praticamente impossível de ser realizada por pessoas comuns e, por isso, passar um segundo sequer no espaço vai ser o sonho distante de muita gente. Para os astronautas, no entanto, isso é comum. Faz parte de seu dia a dia, de sua rotina, estar fora de órbita. Mas tem sempre alguns que passam do ponto e fazem o que ninguém fez.

Como foi o caso da astronauta italiana Samantha Cristoforetti, que começou uma missão na Estação Espacial Internacional (ISS) no dia 24 de novembro de 2014. Ela estava à bordo da cápsula Soyuz, e acompanha os astronautas Terry Virts (NASA) e Anton Shkaplerov. Depois de meses no espaço, Samantha retornou no dia 11 de junho e, por conta disso, se tornou a astronauta mulher que ficou mais tempo em órbita: 199 dias.

Segundo informações das agências de notícias europeias, os três astronautas deveriam ter deixado a Estação Espacial no dia 14 de maio, mas nem tudo aconteceu como esperava. Um problema na nave de abastecimento os obrigou a passar mais tempo viajando. Eles aterrissaram com sucesso no Cazaquistão, por volta das 14h44, pelo horário de Lisboa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *